Área de formação: Língua Portuguesa
Professor_Formador: Luciléia Queiroz Guimarães
Coordenador de área:Jutânia Brito Rangel Porto
Escola Pólo: Escola Estadual Dirlene Mendonça Direc: 20
OFICINA DE LETRAMENTO
DATA DA OFICINA: 29.09.09
NÚMERO DE CURSISTAS PRESENTES: 25
CONTEÚDO ESTUDADO: LETRAMENTO ( LEITURA E ESCRITA )
OBJETIVO: Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.
Professor_Formador: Luciléia Queiroz Guimarães
Coordenador de área:Jutânia Brito Rangel Porto
Escola Pólo: Escola Estadual Dirlene Mendonça Direc: 20
OFICINA DE LETRAMENTO
DATA DA OFICINA: 29.09.09
NÚMERO DE CURSISTAS PRESENTES: 25
CONTEÚDO ESTUDADO: LETRAMENTO ( LEITURA E ESCRITA )
OBJETIVO: Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.
Olá, Isabel,
Foi realizada a oficina de Letramento no dia 29.09.09, tendo como objetivo: . Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.
Os professores demonstraram interesse pelo tema em questão, uma vez que o aluno possui certa dificuldade em transcender o seu conhecimento em situações novas. Os professores-cursistas reconheceram que para o Letramento acontecer requer um trabalho voltado à leitura e escrita, e para isso faz-se necessário disponibilizar uma diversidade de gêneros textuais ampliando, pois, o seu conhecimento de mundo.
Foram socializados os Avançando trabalhados em sala de aula. Disseram que este momento é muito importante na oficina, pois possibilita a todos um conhecimento das atividades com os seus possíveis resultados, incentivando-os a realizarem em suas salas de aula com seus alunos, são sugestões de estratégias metodológicas viáveis que só vão enriquecer o seu trabalho enquanto professor.
No momento da discussão sobre o clipe “ Meu caro amigo “, estes professores afirmaram, com base na teoria de Magda Soares e outros autores, o quanto é importante a existência do conhecimento prévio para que possamos elevar o nível de letramento, e a partir daí sairmos da leitura superficial, seja ela através do código linguístico ou imagético.
A oficina aconteceu de forma dinâmica, com muita discussão gerada em torno da tríade alfabetização/letramento/escolarização, temas abordados no texto de Maria de Lurdes Matêncio ( Ampliando nossas referências).
Foi realizada a oficina de Letramento no dia 29.09.09, tendo como objetivo: . Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.
Os professores demonstraram interesse pelo tema em questão, uma vez que o aluno possui certa dificuldade em transcender o seu conhecimento em situações novas. Os professores-cursistas reconheceram que para o Letramento acontecer requer um trabalho voltado à leitura e escrita, e para isso faz-se necessário disponibilizar uma diversidade de gêneros textuais ampliando, pois, o seu conhecimento de mundo.
Foram socializados os Avançando trabalhados em sala de aula. Disseram que este momento é muito importante na oficina, pois possibilita a todos um conhecimento das atividades com os seus possíveis resultados, incentivando-os a realizarem em suas salas de aula com seus alunos, são sugestões de estratégias metodológicas viáveis que só vão enriquecer o seu trabalho enquanto professor.
No momento da discussão sobre o clipe “ Meu caro amigo “, estes professores afirmaram, com base na teoria de Magda Soares e outros autores, o quanto é importante a existência do conhecimento prévio para que possamos elevar o nível de letramento, e a partir daí sairmos da leitura superficial, seja ela através do código linguístico ou imagético.
A oficina aconteceu de forma dinâmica, com muita discussão gerada em torno da tríade alfabetização/letramento/escolarização, temas abordados no texto de Maria de Lurdes Matêncio ( Ampliando nossas referências).
Nenhum comentário:
Postar um comentário