domingo, 22 de novembro de 2009

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA


PROGRAMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM GESTAR

Foi realizada, no dia 17.11.09, a oficina de Variedades Linguísticas, tendo como fito discutir as variantes lingüísticas: dialetos, registros e equívocos.
A oficina foi iniciada com um acolhimento em que foram apresentadas gírias na Academia Brasileira de Letras as quais despertaram uma discussão coletiva.
O tema proposto teve uma excelente receptividade pelos cursistas, pois é um conteúdo que apresenta várias alternativas de se trabalhar com atividades significativas para o aluno em sala de aula.
O momento da sensibilização – apresentação de uma frase em internetês – possibilitou a todos uma reflexão para a importância de nós professores/educadores estarmos antenados para as inovações do dialeto do jovem, a fim de nos comunicarmos com essa geração tão linguisticamente criativa. Gerou, nesse instante uma discussão, pois alguns cursistas contestaram, dizendo que isto é um uso “abusivo” da variação linguística. Mas ao final chegaram à conclusão de que embora não aceitem, faz-se necessário , conhecer, reconhecer e respeitá-la enquanto variação.
A oficina foi bastante rica e movimentada, todos os cursistas contribuíram com exemplos, contemplando níveis e tipos de variedades lingüísticas. Ficou claro que as atividades práticas realizadas irão ajudá-los no seu trabalho em sala de aula, oportunizando aos professores de Língua Portuguesa enriquecimento à sua prática pedagógica.
Enfim, através da avaliação feita por eles tive a certeza de que o trabalho foi realizado de forma dinâmica e interativa.

Vitória da Conquista, 17.11.09 Formadora: Luciléia Queiroz Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário