domingo, 15 de novembro de 2009



Área de formação: Língua Portuguesa
Professor_Formador: Luciléia Queiroz Guimarães
Coordenador de área:Jutânia Brito Rangel Porto
Escola Pólo: Escola Estadual Dirlene Mendonça Direc: 20


OFICINA DE ESTILO E COERÊNCIA
DATA DA OFICINA: 20.10.09
NÚMERO DE CURSISTAS PRESENTES: 24
CONTEÚDO ESTUDADO: NOÇÃO DE ESTILO E CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA.
OBJETIVO: COMPREENDER A NOÇÃO DE ESTILO E COMO SE CONSTRÓI A COERÊNCIA NOS TEXTOS.

Foi realizada, no dia 20.10.09, a oficina de Estilo e Coerência, tendo como fito compreender a noção de estilo e como se constrói a coerência nos textos.
Na oficina que a antecedeu , foi feita uma mobilização criando com isto uma expectativa para a seguinte, neste caso, a de estilo e coerência.Os cursistas demonstraram interesse e curiosidade pelo tema proposto, uma vez que o mesmo torna-se bastante significativo para todos os segmentos envolvidos no processo ensino/aprendizagem.
A participação dos cursistas correspondeu às minhas expectativas, pois o tema proposto é uma preocupação no que se refere à aprendizagem do aluno. Os cursistas disseram que é um problema muito veemente na sala de aula _ muitas vezes o aluno não tem noção do quanto a coerência textual é importante para que o texto seja, de fato, texto, dando a ele sentido. No momento da leitura e análise dos Avançados, os cursistas ficaram atentos, pois eram expostas atividades condizentes com o que eles necessitavam, ou seja, trabalhar com seus alunos estratégias metodológicas que procuravam minimizar, senão, resolver o problema da incoerência textual.
A avaliação foi positiva, nela os cursistas socializaram a importância do Programa Gestar em oportunizar aos professores de Língua Portuguesa um momento de discussão, enriquecendo a sua prática pedagógica.
Teve também um momento de celebração ao dia do professor, o que os deixou ainda mais felizes, pois sentiram-se valorizados e acima de tudo respeitados. É o Gestar, mais uma vez, cumprindo com o seu papel, levar os professores à uma reflexão enquanto ser pessoal e profissional, propiciar interação entre estes profissionais, ressignificando sua prática em sala de aula fazendo uma educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário