domingo, 22 de novembro de 2009

ARGUMENTAÇÃO





Foi realizada, no dia 10.11.09, a oficina de Argumentação, com o objetivo de refletir sobre os tipos de argumentação e identificar estratégias relacionadas ao planejamento de escrita de textos.
Os cursistas demonstraram interesse e curiosidade pelo tema proposto, uma vez que o mesmo torna-se bastante significativo no âmbito educacional.
A oficina em questão foi muito interessante, pois os cursistas socializaram suas preocupações no que se refere à metodologia de se trabalhar com argumentação.
O resultado da discussão entabulada no encontro foi a melhor possível, os cursistas trocaram experiências em relação às estratégias metodológicas já vivenciadas por eles, enriquecendo assim, as nossas práticas em sala de aula.
Um dos momentos mais dinâmicos da oficina, segundo eles, foi a execução da atividade prática, em que solicitava dos mesmos uma produção textual argumentativa possibilitando-os, através de uma mesma imagem, criarem textos assumindo papéis(profissões) diferentes, os quais foram sugeridos pela formadora ( 1º grupo/ corretor de imóveis, 2º grupo/noivo, 3º grupo/dona de casa, 4º grupo/arquiteto e 5º grupo/ladrão), este último grupo fez algumas considerações em relação à atividade sugerida, propondo substitui-la por outra, para que todos ( professor e aluno ) se sentissem mais a vontade, no que concerne à execução da atividade.
A avaliação significativa, pois eles chamaram a atenção para a importância de se trabalhar de forma sistematizada com o texto argumentativo, uma vez que no momento de argumentar estamos trabalhando , principalmente, as habilidades do saber falar e do saber ouvir. Habilidades tão importantes no processo ensino-aprendizagem.

Vitória da Conquista, 10.11.09 Formadora: Luciléia Queiroz Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário