domingo, 15 de novembro de 2009


PROGRAMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM GESTAR



Área de formação: Língua Portuguesa
Professor_Formador: Luciléia Queiroz Guimarães
Coordenador de área:Jutânia Brito Rangel Porto
Escola Pólo: Escola Estadual Dirlene Mendonça Direc: 20

OFICINA DE PORTFÓLIO
DATA DA OFICINA: 06.10.09
NÚMERO DE CURSISTAS PRESENTES: 26
CONTEÚDO ESTUDADO: REFLEXÃO SOBRE PORTFÓLIO E ANÁLISE DE ANTE-PROJETO.
OBJETIVO: Possibilitar aos cursistas uma reflexão sobre Portfólio como um procedimento de avaliação, bem como subsidia-los no processo de construção desse instrumento.
Analisar os Ante-projetos, de acordo com os critérios de Avaliação.
Isabel,
Foi realizada a oficina de Portfólio no dia 06.10.09, tendo como objetivos: Possibilitar aos cursistas uma reflexão sobre Portfólio como um procedimento de avaliação, bem como subsidia-los no processo de construção desse instrumento.
Analisar os Ante-projetos, de acordo com os critérios de Avaliação.
Iniciamos a oficina com um acolhimento a partir de uma mensagem de Alexander Graham Bell, na qual mostra para os cursistas a importância de construirmos novos caminhos, a partir de caminhos já construídos. Em seguida, fizemos uma sensibilização com a dinâmica da flor , com o objetivo de reconhecermos a importância das partes na construção do todo. Os rofessores sentiram-se muito a vontade neste momento, pois tiveram a oportunidade de apresentar para os colegas a sua nova flor, que fora diferente da idealizada, mas que nela havia um pouco de si e também um pouco do outro, fizeram um link com a construção do portfólio, relacionando a flor construída com a necessidade de sempre avaliarmos as nossas ações.
Demos continuidade com a fundamentação teórica, atividades de construção do esboço de um portfólio, a apresentação dos critérios de avaliação do portfólio e finalmente a socialização dos projetos os quais estavam sendo entregues pelos professores, e, como não podia deixar de acontecer, a avaliação foi realizada, a fim de analisarmos os pontos positivos e negativos da oficina em questão.
Os professores-cursistas participaram de forma positiva, demonstrando interesse, na medida em que a oficina ia acontecendo.
Alguns professores socializaram que já trabalham com este tipo de avaliação e outros disseram que foi o Gestar que proporcionou o seu primeiro contato com portfólio.
Enfim, foi um momento de muito aprendizado, tive a certeza de que todos se preocupavam em desenvolver um trabalho condizente com a proposta do Programa Gestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário