domingo, 15 de novembro de 2009

OFICINA DE AVALIAÇÃO


OFICINA DE AVALIAÇÃO
DATA DA OFICINA: 22.09.09
NÚMERO DE CURSISTAS PRESENTES: 29
CONTEÚDO ESTUDADO: AVALIAÇÃO, MODALIDADES, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO SAEB _ PROVA BRASIL E ENEM.
OBJETIVOs: Discutir sobre as formas de avaliar, suas implicações e resultados
No processo de ensino e aprendizagem.
Analisar e conhecer o sistema de avaliação do SAEB – Prova Brasil
e ENEM.
ISABEL,

Esta oficina fluiu de forma esperada, pois é um tema que nos deixa bastante a vontade, pelo fato de fazer parte do nosso cotidiano. A todo instante avaliamos e somos avaliados, seja na nossa vida pessoal ou profissional.
Através dos comentários feitos pelos professores/cursistas, pude perceber com muita clareza a angústia que eles carregam quando de refere à avaliação pedagógica demonstrando a dificuldade que temos para avaliarmos.
Apresentaram com autoridade a importância de avaliarmos de forma diagnóstica, formativa e somativa, deixando claro que uma não exclui a outra, mas se complementam.
Atentamos, ainda, para a realização das avaliações externas, como SAEB_Prova Brasil e ENEM, mostrando o quanto são importantes para que tenhamos uma educação de qualidade e igualitária.
Foi entabulada uma reflexão a respeito do objetivo da AVALIAÇÂO, com o fito de observamos o que temos feito para que ela aconteça de maneira condizente com o que está sendo trabalhado em sala de aula.
Além disso, falamos de currículos formal, real e oculto, mostrando que currículo e avaliação não podem estar dissociados.
Neste momento, o professor/cursista demonstrou o seu comprometimento no sistema educacional quando disse que o processo ensino-aprendizagem só acontece, de fato, quando há envolvimento entre professores e alunos e que cada um deles perceba a sua responsabilidade nesse processo.
Enfim, ficou claro que a avaliação é essencial para que todas as pessoas envolvidas tenham a oportunidade de se avaliarem, e que o professor possa, a partir dos resultados obtidos, fazer um redimensionamento de sua prática pedagógica para que a aprendizagem aconteça.

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